Apresentação - Dinâmica do curso - O trabalho do diretor e os desafios do set (cinema, TV, publicidade e etc) - Diálogo entre experiências. Aspirações e visões do cinema. - Que tipo de cinema interessa a cada um dos participantes.
A função do diretor - Analisar sequências de filmes escolhidos previamente. - Como construir uma frase cinematográfica através dos valores de planos e movimentos de câmera? - O cinema é uma relação (manipulação) de tempo e espaço. - A importância de entender o valor da cena durante a construção de uma trama.
Construção da linguagem cinematográfica - Eixos de câmera e lentes. - Silêncios, valores de planos. - O off quadro. - O plano sequência. - Elipses cinematográficas. Ex; Cidadão Kane, 2001 Odisséia no Espaço)
Escolas e vertentes cinematográficas - Aprofundaremos no estudo da linguagem cinematográfica. Discussão sobre filmes de diversas épocas e correntes.
Organizando as ideias para realizar um filme- Trabalhar com argumentos e/ou, ideias apresentadas pelos participantes. - FUNDAMENTAL que apresentem algumas referências (filmes, literatura, pintura, HQ, game e etc ).
Documentário e o diálogo com a realidade - O olhar documentarista frente a realidade. - Quando a realidade e a ficção se aproximam. - A Segunda Guerra e o Neo Realismo
A pré-produção - A leitura do roteiro – Análise técnica - Planta baixa e o story board - As relações entre o diretor e a equipe - O primeiro assistente – Ensaio com os atores
Filmagem – Administração do tempo no set. – Filmando ( os ensaios mecânicos e a marcação dos atores.)
Montagem - A relação diretor – montador - A releitura do roteiro a partir do material filmado.
Direcionado a realizadores que estejam editando ou planejando editar seus filmes, esse curso apresentará algumas questões sobre a contribuição do diretor audiovisual no momento da edição/montagem de seus filmes.
A relação com o montador, o desejo de estar na ilha de edição e o tipo de projeto em si são algumas das variáveis que precisam ser levadas em consideração para que a participação do diretor seja produtiva e saudável. As possibilidades de interação entre diretor e montador são muitas e quanto mais experiência adquirimos nesse campo, mais chances temos de fazer um bom filme.
Conhecer as etapas de uma montagem e entender os processos internos de cada montador dá ao diretor mais segurança nesse momento tão delicado da feitura de seu filme; dominar o vocabulário específico básico das questões de montagem (tanto questões técnicas quanto artísticas) é importante para que não haja perda de tempo com mal-entendidos. Na ilha de edição serão tomadas decisões fundamentais na construção do universo único de cada filme. Então, a sintonia entre diretor e montador é algo essencial.
Além disso, os participantes do curso terão a oportunidade de mostrar seus projetos, compartilhar experiências e serem orientados em suas montagens.